Como Limpar o Ar Condicionado de Parede
Educação

Como Limpar o Ar Condicionado de Parede?

Como limpar o ar condicionado de parede? O ar condicionado é um aparelho que contribui para o nosso bem-estar. Porém, para ter o resultado desejado, você deve saber como fazer a manutenção deste dispositivo.

No entanto, essa tarefa é bastante complexa. A ajuda profissional será bem vinda para que isso aconteça. De qualquer forma, este tópico irá guiá-lo pelas etapas para realizar este trabalho.

Como Limpar o Ar Condicionado de Parede

Esteja ciente de que a manutenção inadequada de um ar condicionado pode ter muitas consequências. O primeiro consiste na perda de eficiência, e isso em termos de ar condicionado. Você também pode ser confrontado com sujeira na turbina.

Finalmente, se nenhuma manutenção for feita em seu ar condicionado de parede, a qualidade deste pode piorar. A manutenção de um sistema de ar condicionado envolve aproximadamente 9 etapas. Cada um deles é importante.

Desmonte o ar condicionado

Antes de prosseguir com esta ação, você deve desconectar o dispositivo do seu disjuntor. Preste atenção e tome seu tempo para esta ação. Alguns dispositivos são bastante frágeis.

Limpe os pré-filtros de ar

A função desta parte do dispositivo é abranger o trocador de calor de placas em sua totalidade. Assim, o ar que a turbina sugou é purificado antes que outra sala o aqueça ou resfrie através do trocador.

Isso deve ser feito pelo menos quatro vezes por ano, se você estiver usando o ar condicionado apenas no verão. A limpeza é mais recorrente se o aparelho também funcionar fora das estações.

Limpe os filtros desodorizantes

Ao limpar os filtros desodorizantes, você garante a qualidade do ar que entra na unidade. Esses filtros são colocados ao lado dos pré-filtros, na frente ou atrás. Para alguns modelos, os filtros desodorantes são independentes, principalmente para as armações de plástico.

Limpe e desinfete o trocador contido na unidade interna

Para aquecer ou resfriar o ar que entra na turbina, essa etapa é essencial. Se você estiver usando seu ar condicionado por um período de três a seis meses, faça a limpeza pelo menos duas vezes por ano. Além disso, para uso intensivo, este interior deve ser limpo quatro vezes por ano.

Limpe a turbina do soprador e a turbina de ar de retorno

Esta etapa é importante porque oferece ao ar condicionado a possibilidade de recuperar o ar ambiente proveniente da parte superior da unidade.

O mesmo vale para o sopro de fundo. Deve-se notar que se o último estiver coberto de sujeira, você pode ser incomodado pela poluição sonora. Quanto à eficiência do fluxo de ar, isso ficará prejudicado.

As últimas quatro etapas na manutenção de um ar condicionado montado na parede

A manutenção do ar condicionado termina com a limpeza da parte frontal da unidade. O mesmo deve ser feito para todo o quadro. Assim que esta ação for concluída, você deve remontar todas as peças da unidade interna. Você pode terminar a manutenção limpando o grupo que está do lado de fora e reiniciando o ar condicionado de parede.

Agora que você sabe como limpar o ar condicionado de parece, veja outros conteúdos educacionais.