deCORAÇÃO – Cobogós

Vamos falar sobre decoração?Hoje estou aqui para compartilhar com vocês um pouquinho sobre dicas de decoração, vamos falar sobre dicas, tendências, novidades, afinal é tudo de bom falarmos sobre assuntos que se referem “ A nossa casa” ou melhor, o “nosso cantinho preferido”, seja ele qual for, quarto, sala, cozinha, área de lazer e até mesmo o nosso ambiente de trabalho, ou aquele cantinho que a gente mais se identifica, que estas dicas sejam ótimas e úteis para que você possa dar aquela repaginada e se identificar ainda mais com o seu ambiente preferido. Vamos lá?

Hoje vou falar sobre os Cobogós, também conhecidos como Elementos Vazados.

Fonte: http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/cobogo/

Para quem não conhece, nunca ouviu falar..cobogós são blocos vazados (super charmosos e sofisticados) que tiveram origem na década de 20 por três Pernambucanos .
Os elementos foram inspirados nos muxarabis , (referência pela arquitetura árabe), que se caracterizam por tramas vazadas em madeira.

Gente, olha só que interessante, os cobogós típicos da arquitetura pernambucana foram criados para solucionar as condições climáticas no interior das casas do nordeste, e levantar paredes sem vedar, o que permite a entrada de ar e iluminação no ambiente. Demais né?

Atualmente os cobogós estão sendo bastante utilizados na arquitetura e principalmente na decoração, com um efeito estético maravilhoso e também bastante funcional.

Sem falar no design diferenciado , possuindo diversas formas e materiais:


Estes elementos possuem uma variedade imensa na maneira de utilizarmos, podem estar presentes em fachadas residenciais, fachadas comerciais, fachadas de edifícios, áreas externas e também interiores com o propósito de gerar “privacidade” aos ambientes quando utilizados para dividir um ambiente do outro, e os cobogós também podem ser utilizados como elemento de decoração.

Aqui estão algumas referências lindas para compartilhar com vocês um pouquinho da utilização deste elemento lindo e versátil que é o cobogó <3.

Seguem algumas referências de espaços internos, e olha cada opção linda de dividir aquele ambiente com uma parede de cobogós, ou até mesmo com um pequeno detalhe, apoio de balcão e também uma ótima opção para quebrar aquela parede que divide a cozinha da sala de tv e substituir por uma parede cobogó. Maravilhoso não é?



E o quanto fica lindo nos espaços externos? O Contraste e integração com a vegetação e o mobiliário em madeira deixa o espaço bastante agradável aos olhos e com um visual contemporâneo muito versátil.



Outra opção muito legal é utilizar como apoio para prateleiras, ou até mesmo utilizar como “quadrinhos“ nas paredes.


Espero que tenham gostado das dicas de como usar os famosos “cobogós” que ficam lindos e deixam qualquer ambiente simplesmente maravilhoso e super diferente.

Post por Gabriela Barbudo – Arquiteta.

(20 Posts)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *